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Submissão de Trabalhos - Cobeon 2023

Submissão de trabalhos

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

O Tema Central do XII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e VI Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal é “Atuação e formação da Enfermagem Obstétrica para a garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos: liderança e advocacy

Os resumos deverão ser submetidos até as 23 horas e 59 minutos (Fuso horário Brasília) do 13 de outubro de 2023.

A submissão dos trabalhos deverá ser feita exclusivamente pelo site do evento (www.cobeon.com.br), devendo contemplar todas as informações solicitadas (Vide orientações sobre a elaboração do resumo).

Os autores poderão inscrever trabalhos para as seguintes modalidades:

  • Comunicação oral;
  • Pôster eletrônico dialogado;
  • Tema livre para prêmios (Ver REGULAMENTO PARA PRÊMIOS).

Os autores poderão submeter resumos que se enquadrem aos eixos temáticos do Congresso e que demonstrem o estado da ciência, da prática e do ensino de enfermagem obstétrica e neonatal, nas modalidades de pesquisa, reflexão teórico-filosófica, relatos de experiência, estudos de caso e revisões de literatura. Portanto, os temas devem ser atuais e pertinentes.

Ao submeter o resumo, o autor deve identificar o eixo temático específico para vincular seu trabalho:

1° EIXO – Ensino, Formação e Regulação

2° EIXO – Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde

3° EIXO – Protagonismo social

4° EIXO – Cuidado centrado nas necessidades da mulher, bebê e família.

TÓPICO: ORIENTAÇÕES GERAIS:
1. O relator do trabalho deverá ser sócio da Associação Brasileira de Obstetrizes, Enfermeiros Obstetras e Neonatais (ABENFO), em qualquer uma de suas Seccionais, e enviar o comprovante de quitação da anuidade de 2023 ao inscrever o resumo, se não o fez no momento da inscrição do evento.

  1. O autor deverá indicar o eixo temático em que se enquadra o seu resumo.
    3. Cada resumo poderá ser submetido em apenas um eixo temático.
    4. Será permitido, no máximo, até 6 (seis) autores por trabalho, incluindo o relator.
    5. Cada relator poderá submeter e apresentar, no máximo, 02 (dois) trabalhos. Entretanto, não haverá limite para coautoria em trabalhos inscritos no evento.
    6. Apenas 1 (um) dos autores do trabalho poderá ser o relator do trabalho inscrito e seu nome será indicado no formulário de submissão.
    7. Para submissão de resumos é necessário que o relator esteja inscrito no congresso, com confirmação de pagamento da taxa de inscrição.
    8. A critério da Comissão Científica, o tipo de apresentação selecionado pelo autor poderá ser alterado: comunicação oral ou pôster eletrônico dialogado. Quando isso ocorrer, o autor será comunicado antecipadamente sobre tal decisão. É indispensável que o relator confirme o “aceite” caso a alteração da modalidade seja sugerida.
    9. No caso dos autores serem estudantes de graduação ou pós-graduação, é obrigatória a inclusão do(a) orientador(a) como um(a) dos(as) autores(as);

 

ATENÇÃO!

  • Os resumos enviados fora do prazo estabelecido e/ou que não se adequarem às normas científicas do evento não serão avaliados sob qualquer hipótese e não caberá recurso.
  • Somente serão publicados nos Anais do evento os trabalhos selecionados que realmente forem apresentados no dia e horário estabelecidos pela Comissão Científica.
  • A Comissão Científica do evento não divulgará os nomes dos avaliadores de cada trabalho científico.
  • A data prevista para a divulgação dos trabalhos aprovados será o dia 27 de outubro de 2023.
  • Os relatores dos trabalhos aprovados serão comunicados por meio do e-mail que foi informado na submissão do resumo, bem como pelo site do congresso.
  • Será emitido somente um certificado com o nome do relator e dos coautores. O(s) certificado(s) será(ão) disponibilizado(s) ao relator inscrito no evento em sua área de “Participante” no site do evento, sendo que será de sua responsabilidade encaminhar cópia do certificado aos demais autores.
  • Não serão aceitos trabalhos enviados por qualquer outro meio que não o determinado por este regulamento, assim como trabalhos incompletos com promessa de conclusão ou que mencione “resultados a serem discutidos”.
  • É absolutamente necessário que o relator do trabalho esteja inscrito no congresso. Se os demais autores quiserem participar do evento, terão que fazer suas respectivas inscrições.
  • Arquivos que contenham vírus ou estejam danificados serão destruídos e o relator que os encaminhou será notificado quanto à necessidade de reenvio do trabalho, caso haja tempo hábil, considerando-se rigorosamente o prazo estabelecido para recepção dos trabalhos.

TÓPICO: NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO RESUMO PARA AVALIAÇÃO

  • Considerando as normas da revista Enfermagem Obstétrica (http://www.enfo.com.br/ojs/index.php/EnfObst/index ), ISSN: 2358-4661, na qual serão publicados os Anais do evento, o texto deverá ser digitado em processador de texto Word for Windows, nos formatos .doc ou .docx, espaçamento entrelinhas de 1,5, sem recuo de parágrafos, com fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • O layout da página deve contemplar tamanho A4, com formatação de margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm.
  • O resumo a ser submetido para avaliação deverá conter o título, logo abaixo dele a modalidade de apresentação desejada pelo autor (comunicação oral ou e-pôster dialogado ou tema livre para prêmio) e o eixo temático. A seguir deverá ter o corpo do resumo, os descritores e, por último, as referências. 
  • (As informações de autoria devem ser incluídas apenas na versão final, que será requerida após processo de avaliação e em caso de aprovação do trabalho)
  • O título do resumo deve estar em negrito, com alinhamento centralizado. A primeira letra do título deve ser maiúscula e o restante em letras minúsculas. Não deve exceder 15 (quinze) palavras, assim como não deve incluir siglas, abreviaturas, nomes de cidades, países ou outras informações geográficas.
  • Os termos Introdução, Objetivos, Método, Resultados, Conclusão, Descritores e Referências devem ser destacados em negrito e com apenas a primeira letra maiúscula.
  • O resumo deve ser escrito em português ou inglês sem parágrafo, respeitando as regras gramaticais.
  • O texto do resumo deve ser iniciado sem recuo, com alinhamento justificado, em parágrafo único. Deve ser estruturado com, no máximo, 2500 caracteres com espaço (esse número de caracteres não inclui título, autores, descritores e referências, mas sim o parágrafo único), contemplando os itens: Introdução, Objetivo(s), Método (tipo de estudo, local, população/amostra, coleta de dados, análise dos dados e aspectos éticos – incluir o número do parecer do CEP quando se tratar de pesquisas com seres humanos), Resultados (sem tabelas, gráficos e/ou figuras) e Conclusão ou Considerações finais.
  • Devem ser apresentados quatro a seis descritores, digitados em letra minúscula (apenas a letra inicial da primeira palavra de cada descritor deverá ser maiúscula) e separados por ponto-e-vírgula. Os descritores deverão ser extraídos do vocabulário de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS – Bireme –http://decs.bvs.br/) e digitados logo abaixo do resumo, antes das referências.
  • As referências deverão ser listadas no final do resumo seguindo a Norma Vancouver: devem ser apresentadas de uma a, no máximo, cinco referências.
  • Gráficos e figuras não serão permitidos nos resumos. No número de caracteres solicitados refere-se apenas ao resumo.
  • A formatação da lista de referências também deve adotar espaço 1,5 e tamanho de fonte 12, sem parágrafo, recuo ou deslocamento das margens.
  • O sobrenome dos autores nas referências deve estar em letras minúsculas, à exceção da primeira letra; o primeiro nome e os nomes secundários serão representados por suas letras iniciais maiúsculas, sem separação ou pontos entre elas, conforme Estilo Vancouver; não fazer destaques para títulos. 
  • Apresentar as referências considerando ordem alfabética quanto ao nome do primeiro autor.
  • Durante o processo de submissão do resumo, os autores deverão preencher apenas as informações dos autores solicitadas pelo site no formulário de submissão e anexar o arquivo do resumo em WORD (doc ou docx) sem informação dos autores.

MODELO DE RESUMO PARA AVALIAÇÃO – Download Aqui

Na versão final (que será requerida após processo de avaliação e em caso de aprovação do trabalho) logo abaixo do título do trabalho, deverá constar o nome do(s) autor(es). Para cada autor, deve ser incluída uma nota de rodapé com a maior titulação, seguida pela instituição em que atua. A última linha da nota de rodapé deve apresentar o endereço eletrônico do relator (e-mail). O nome do relator deverá estar em negrito e sublinhado. Escrever o nome completo de cada autor, com letra maiúscula na primeira letra de nome e sobrenome(s), separando-se os autores com o uso de ponto e vírgula. Ex. Xxxxxx Xxxxx Xxxxxx
1; Yyyyyyy Yyyyyyy 2; Zzzzzzz Zzzzzzz 3. Nesse exemplo, o segundo autor é o relator do estudo.

MODELO DE RESUMO VERSÃO FINAL PARA PUBLICAÇÃO – Download Aqui

Os autores interessados na apresentação de trabalhos para a modalidade Temas Livres para Prêmios deverão anexar o trabalho completo/Artigo já contendo o resumo na formatação supracitada para avaliação, em um único arquivo
. Ou seja, resumo conforme modelo na primeira página e trabalho completo contendo introdução, objetivo, método, resultados, discussão e conclusão a partir da segunda página do arquivo a ser submetido para avaliação, não deve constar menção a autoria no arquivo a ser avaliado. Na versão final do trabalho será requerido dados dos autores, após processo de avaliação e em caso de aprovação do trabalho.

Os trabalhos premiados serão publicados nos Anais do evento sob a forma de resumo.

O avaliador dos resumos submetidos emitirá um parecer, que poderá ser: “aceito”; “não aceito” ou “correções sugeridas”. No último caso, o autor terá um prazo para reenviar o resumo corrigido. Caso não reenvie, o resumo será considerado como “não aceito”.

TÓPICO: REGULAMENTO PARA PRÊMIOS

Art. 1º – O Prêmio Maria de Lourdes Garcia de Andrade, Prêmio Maria Antonieta Rubio Tyrrel, Prêmio Madre Maria Domineuc, e Prêmio Ana Grijó, instituído e patrocinado pela Associação Brasileira de e Enfermeiros Obstetras (ABENFO Nacional) destina-se a associado efetivo e especial da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras.

Parágrafo 1º – O Prêmio Maria de Lourdes Garcia de Andrade destina-se ao melhor trabalho classificado e apresentado no Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (COBEON), na área da Saúde da Mulher.

Parágrafo 2º – O Prêmio Maria Antonieta Rubio Tyrrel destina-se ao melhor trabalho classificado e apresentado no COBEON, na forma de e-pôster, dentro das temáticas do COBEON do ano em curso.

Parágrafo 3º – O Prêmio Madre Maria Domineuc destina-se ao melhor trabalho classificado e apresentado no COBEON, na área da Assistência de Enfermagem Obstétrica e Perinatal.

Parágrafo 4º – O Prêmio Ana Grijó destina-se ao melhor trabalho classificado e apresentado no COBEON, na temática Mulher, Cultura e Saúde.

Art. 2º – A Diretoria da Comissão de Estudos e Pesquisas é responsável pela constituição da Comissão Julgadora do Prêmio, que deverá ser composta por (três) membros da Comissão Científica do COBEON.

Parágrafo 1º – O presidente da Comissão Julgadora será indicado pela Diretoria da Comissão de Estudos e Pesquisas.

Parágrafo 2º – Os componentes da Diretoria da Comissão de Estudos e Pesquisas e da Comissão Científica não poderão concorrer ao prêmio.

Parágrafo 3º – A Comissão Julgadora formalizará em Relatório o processo utilizado na avaliação dos trabalhos concorrentes, relacionando e justificando os três primeiros classificados.

Parágrafo 4º – Não caberão recursos às decisões da Comissão Julgadora.

Art. 3º – O autor deverá inscrever o trabalho no Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (COBEON) do ano em curso.

Parágrafo 1º – O trabalho será avaliado pela Comissão Julgadora quanto à adequação às normas gerais de inscrição dos trabalhos no evento.

Parágrafo 2º – O autor é responsável pela inscrição de seu trabalho para concorrer a este único e específico Prêmio, bem como, pela informação do caráter inédito (sem publicação anterior do trabalho).

Parágrafo 3º – Serão aceitos trabalhos individuais ou em grupo de no máximo 06 (seis) autores.

Parágrafo 4º – Deverá ser enviado o resumo, dentro das normas especificadas pela Comissão Científica, bem como, o trabalho na íntegra, no prazo previsto para o envio dos trabalhos.

Parágrafo 5º – O trabalho não apresentado no COBEON por um dos autores não será considerado para premiação.

Parágrafo 6º – Todos os autores que forem inscritos no prêmio deverão ser associados à ABENFO, quites no ano.

Art. 4º – O primeiro, segundo e terceiro lugar serão contemplados com Diploma de Honra ao Mérito

Parágrafo 1º – A todos os autores destes trabalhos será entregue Diploma de Honra ao Mérito.

Parágrafo 2º – Constará do Diploma o nome do Prêmio concedido, classificação do trabalho, patrocinador, título, nome(s) do(s) autor(es), cidade, ano e especificação do COBEON.

Parágrafo 3º – O Diploma será assinado pela Presidente da ABENFO Nacional e pela Presidente da Comissão Executiva do COBEON. 

Art. 5º – A proclamação e premiação dos trabalhos vencedores serão realizadas em Sessão Solene de Encerramento do COBEON, após concluídas as Sessões de Apresentação dos trabalhos concorrentes.

Art. 6º – Compete à Diretoria da ABENFO Nacional, dirimir as dúvidas surgidas na interpretação deste Regulamento, bem como modificá-la quando julgar necessário.

TÓPICO: NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

  1. MODALIDADE PÔSTER ELETRÔNICO DIALOGADO
  • Os pôsteres serão distribuídos pela Comissão Científica, conforme os eixos temáticos do evento.
  • A data e o horário programados pela organização do evento para a apresentação dos trabalhos não poderão ser alterados pelos autores.
  • Os pôsteres eletrônicos deverão ser elaborados conforme modelo disponibilizado pela Comissão Científica disponível no site do Congresso.
  • No dia e horário (período) estabelecidos pela Comissão Científica do evento, o autor deverá dirigir-se ao totem programado para sua apresentação, onde também assinará uma lista de presença, o que será uma atividade obrigatória para a emissão de seu certificado.
  • No horário da apresentação, o relator do trabalho deverá permanecer junto totem do pôster, considerando data e horário designados pela Comissão Científica do Congresso.
  • Os relatores que não estiverem presentes não receberão certificado. O relator terá 05 (cinco minutos) para apresentar o seu trabalho para o membro da Comissão Científica e demais participantes presentes. Após a exposição, o membro da comissão poderá arguir o relator.
  • É proibida a apresentação por terceiros: não autores e/ou não inscritos no evento.
  • A Comissão Científica reserva-se o direito de alterar a programação quando necessário, sendo o relator comunicado por e-mail.
  • A elaboração do pôster eletrônico deverá seguir, rigorosamente, as seguintes recomendações:
  • O pôster eletrônico deve ser confeccionado utilizando o programa Microsoft Power Point, com o formato de arquivo .ppt e a template disponibilizada pelo evento, com a seguinte formatação:
  • O formato de arquivo Power Point (PPT), deve conter um único slide
  • O tamanho do slide deve ser de 21,59 cm (largura) x 38 cm (altura);
  • O slide deve ser dimensionado para “Apresentação na tela” (16:9);
  • A orientação do slide deve ser “retrato”;
  • A fonte da letra deve ser Times New Roman, com tamanho mínimo de 16;
  • Imagens e gráficos são opcionais;
  • A data e o horário programados pela organização do evento para a apresentação dos trabalhos não poderão ser alteradas pelos autores.
  • Cada relator deverá, com antecedência, entregar sua apresentação no local, data e horário indicados pela Comissão Científica. Assim, é importante que tenham o conteúdo em dispositivo portátil de memória flash (pendrive).
  • Cada sessão para apresentação das comunicações orais e de Temas Livres para Prêmios será coordenada por um membro da Comissão Científica. Os relatores que não estiverem presentes nos locais e horários programados pela Comissão, não receberão certificado.
  • Cada relator terá 10 minutos para a apresentação do seu trabalho. A observância a esse período também será considerada pela Comissão Científica na avaliação dos prêmios.
  • Após a apresentação do trabalho, os relatores deverão permanecer na plenária, visto que o membro da Comissão Científica poderá argui-los. O tempo máximo de arguição será de cinco minutos por trabalho.
  • É proibida a apresentação por terceiros: não autores e não inscritos no evento.
  • A Subcomissão de Temas Livres para Prêmios fará a leitura do relatório e anunciará os nomes dos trabalhos premiados, por ordem de classificação, em sessão especial durante o encerramento do Congresso.

ATENÇÃO: Trabalhos que tenham como autores membros de qualquer uma das comissões do XII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e VI Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal não poderão concorrer aos prêmios instituídos pelo evento.

CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD – Modelo para Comunicação Oral e Tema Livre para prêmio  

  1. TÓPICO: REVISÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Serão sujeitos a revisão todos os resumos submetidos dentro dos prazos definidos e de acordo com as instruções de submissão.

Cada um dos trabalhos submetidos para prêmio será analisado por três (3) revisores, integrantes da Subcomissão de Temas Livres para Prêmios, designada pela Comissão Científica, e será avaliado pelo mérito científico e relevância para pesquisa, ensino e/ou a prática clínica de enfermagem neonatal. Serão ainda observados os seguintes critérios:

  • Ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se ao eixo temático escolhido.
  • Apresentar coerência teórica e metodológica.
  • Apresentar encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível.
  • Estar escrito de maneira clara, coerente e concisa, segundo normas da língua portuguesa.

Cronograma

Submissão de trabalhos via site do evento

Até 13/10/2023

Divulgação por e-mail dos trabalhos aprovados

Até 27/10/2023

OBSERVAÇÕES FINAIS

1: Todo trabalho, após submetido à Comissão Científica do evento, não poderá sofrer alterações até que seja emitido um parecer. Portanto, antes de realizar a submissão definitiva, verifique se realmente é o arquivo que deseja anexar ao sistema.

2: Os certificados de apresentação de Comunicação Coordenada, E-Pôster e Prêmios só serão fornecidos aos relatores que efetivamente comparecerem e apresentarem seus trabalhos.

3: Os certificados de participação em cursos pré-congresso e congresso estarão disponíveis online no site do evento em até 30 dias depois do seu término. 

TÓPICO: DIVULGAÇÃO DIAS/HORÁRIOS APRESENTAÇÃO TRABALHOS APROVADOS

– Comunicações orais (Em breve)

– Temas livres (Em breve)

– Pôsteres eletrônicos dialogados (Em breve)